Política de Resíduos Químicos e Biológicos
O gerenciamento de resíduos no Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF) segue as mais rigorosas normas de segurança e responsabilidade ambiental, garantindo a proteção da comunidade acadêmica e do meio ambiente.
Responsabilidade e Diretrizes
O gerenciamento e a destinação final de todos os resíduos químicos e biológicos gerados nos Laboratórios Institucionais Multiusuário de Pesquisa (LabMUs) e nas Infraestruturas de Apoio Institucional à Pesquisa (InfraAPq) são coordenados pela Comissão de Resíduos Químicos e Biológicos do ICAQF.
Todos os procedimentos estão em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Departamento de Gestão e Segurança Ambiental (DGSA) da UNIFESP.
Documentação de Referência
Para consultar os procedimentos detalhados, normas de segregação, acondicionamento e identificação de resíduos, acesse o documento oficial:
Manual de Gerenciamento de Resíduos Químicos da UNIFESP (1ª Edição)
Data de publicação: 11 de junho de 2025.
[Clique aqui para acessar o manual]
Procedimento de Coleta e Destinação
Acondicionamento: Os resíduos gerados em cada laboratório são devidamente segregados e armazenados em depósitos temporários adequados.
Coleta Programada: A retirada dos resíduos é realizada periodicamente por uma empresa especializada e credenciada.
Contratação e Garantia: O ICAQF é responsável por manter os contratos de coleta vigentes, assegurando que todo o material seja transportado e descartado de forma segura e ambientalmente adequada.