É um equipamento fundamental em diversas áreas da ciência e da engenharia, como química, materiais, nanotecnologia e catálise. Ele permite determinar com precisão a área superficial específica e a distribuição de tamanhos de poros de uma ampla variedade de materiais sólidos, como pós, catalisadores, adsorventes, membranas e outros. Essa informação é crucial para compreender as propriedades físicas e químicas desses materiais, otimizar processos e desenvolver novos produtos com características desejáveis. Ao medir a área superficial, o equipamento revela a quantidade de superfície disponível para interações com outras substâncias, enquanto a análise do tamanho de poros fornece insights sobre a estrutura porosa do material, influenciando sua capacidade de adsorção, permeabilidade e reatividade.
Marca: Quantachrome
Modelo: NOVA 1200e
Número de série:
Número de patrimônio: 123570
Ano de aquisição/instalação: 2012
Cadastro do equipamento na PNIPE:
Fonte do recurso de aquisição: FINEP
Responsável: Prof. Dr. Norberto Sanches Gonçalves (norberto.sanches@unifesp.br)
EMU vinculado ao LabMU: NIPE
Localização do EMU: Laboratório Multiusuário 2° Andar - Prédio didático - Unidade José de Filippi (UJF).
1) Os usuários deverão verificar a disponibilidade e agendar o equipamento pelo website: https://agenda.unifesp.br
É necessário aguardar a liberação do agendamento pelo responsável técnico (e/ou docente responsável) do equipamento.
2) O agendamento somente poderá ser realizado com o “usuário” e a “senha” da Intranet. Para pesquisadores externos à UNIFESP, entre em contato com o docente responsável pelo equipamento para eventual liberação de uso e acesso.
3) Usuários avançados (já habilitados) poderão realizar seus experimentos após treinamento pré-agendado com o técnico ou docente responsável pelo equipamento.
4) Após o treinamento, o usuário avançado poderá agendar o dia e o horário para a realização de suas análises.
5) O usuário fará o cadastro da amostra, identificando a sua composição química aproximada, as condições da análise e o pré-tratamento no campo “DESCRIÇÃO”, via sistema eletrônico de agendamento. O pré-tratamento consiste no aquecimento da amostra no tubo onde será realizada a análise a 200 °C (ou mais) por duas horas, a fim de promover a desidratação e o degaseamento.
6) Independentemente da demanda do pesquisador, o equipamento somente poderá ser utilizado, no máximo, por 02 dias/semana pelo mesmo pesquisador/responsável. Caso não haja mais amostras de outros pesquisadores, o uso poderá ser estendido e será interrompido imediatamente com o surgimento de amostras deles. Casos emergenciais poderão, excepcionalmente, ser verificados pelos responsáveis.
7) Os resultados das análises serão enviados ao pesquisador por email. Fica terminantemente proibida a utilização de pendrives no computador de aquisição, apenas os técnicos ou responsáveis poderão fazê-lo.
8) Amostras deixadas no Laboratório pelo pesquisador/responsável poderão ser descartadas a partir de 30 dias após a realização das análises.
9) As análises ficarão armazenadas no computador do equipamento em pasta específica por até 1 ano da data de sua coleta, após esse período a pasta poderá ser eliminada a qualquer momento, ficando sob responsabilidade dos usuários eventuais prejuízos acadêmicos-científicos.
CONSUMÍVEIS QUE O USUÁRIO DEVE PROVIDENCIAR:
I – nitrogênio líquido (cerca de um litro para cada análise);
II – tubo de vidro borossilicato específico para a análise, se necessário
RESPONSABILIDADES
Os usuários não devem efetuar o agendamento sem ler as regras de uso do equipamento. Se o usuário avançado for um pós-graduando, o docente-orientador responderá pela conduta do discente durante a realização da medida. Os usuários externos deverão preencher um termo de responsabilidade disponível no site. Os usuários externos deverão ser auxiliados por um técnico ou pelo docente responsável durante a medida. Caso o usuário perceba alguma alteração no equipamento durante a medida, deverá notificar o responsável imediatamente. Os usuários poderão ser convocados para participar de projetos de manutenção do equipamento, bem como de rateios para reposição de peças e insumos. Quando solicitado, os usuários deverão encaminhar os dados dos trabalhos produzidos, com o auxílio do Analisador de Área Superficial, para a preparação de relatórios e outros documentos. O descumprimento de qualquer regra associada ao equipamento poderá, a critério do responsável e da CaPGPq, resultar na suspensão do usuário. O agendamento da medida implica total concordância com as regras e responsabilidades acima estabelecidas.
Para maiores detalhes, por favor, consulte o responsável pelo EMU.