A Eletroforese Capilar (EC) é uma técnica analítica de separação de alta resolução que utiliza um campo elétrico para mover analitos através de um capilar estreito preenchido com um eletrólito. A separação ocorre com base nas diferenças na razão carga/massa e no atrito hidrodinâmico das moléculas, permitindo a análise de uma vasta gama de substâncias, desde íons pequenos até macromoléculas complexas.
A EC oferece vantagens como consumo reduzido de amostra e de reagentes, rapidez, automação e alta eficiência de separação. É amplamente aplicada em áreas como química forense, farmacêutica, biotecnologia e análises clínicas.
Marca: Beckman Coulter
Modelo: PA800 Plus
Número de série: A746030832
Número de patrimônio: 141704
Ano de aquisição/instalação: 2013/2013
Cadastro do equipamento na PNIPE:
Fonte do recurso de aquisição: REUNI
Responsável: Profa. Dra. Maria de Lourdes Leite de Moraes (mllmoraes@unifesp.br)
EMU vinculado ao LabMU: NIPE
Localização do EMU: Laboratório Multiusuário 2° Andar - Prédio didático - Unidade José de Filippi (UJF).
Os usuários deverão verificar a disponibilidade e agendar o equipamento no site: https://agenda.unifesp.br/dia/view-schedule.php?sid=18. É necessário aguardar a liberação do agendamento pelo responsável técnico (e/ou docente responsável) do equipamento.
O agendamento somente poderá ser realizado com o “usuário” e a “senha” da Intranet. Para pesquisadores externos à UNIFESP, entre em contato com o docente responsável pelo equipamento para eventual liberação de uso e acesso.
Usuários avançados (alunos e docentes) com experiência comprovada poderão realizar seus experimentos e agendar o dia e o horário para a realização de suas análises. Caso contrário, precisarão receber treinamento de um técnico, aluno de pós-graduação, professor orientador, habilitado ou o docente responsável pelo equipamento. Após o treinamento, poderão agendar o dia e o horário para realização de suas análises.
O usuário fará o cadastro da amostra, identificando sua composição química e as condições da análise no campo “DESCRIÇÃO”, por meio de um sistema eletrônico de agendamento.
Em caso de elevada demanda, o equipamento somente poderá ser utilizado, no máximo, por 02 dias/semana pelo mesmo pesquisador/responsável. Após esse período, se houver amostras não analisadas, novos agendamentos deverão ser solicitados para datas subsequentes. Para casos emergenciais, o prazo poderá ser estendido por até 1 semana, desde que devidamente justificado pelo pesquisador responsável.
O responsável pelo equipamento não se responsabilizará por possíveis perdas de vials, cassete e capilar, deixados no equipamento.
O usuário deverá ter uma pasta de uso pessoal no computador do equipamento. Os arquivos ficarão armazenados por até 2 anos a partir da data de sua coleta; após esse período, a pasta poderá ser eliminada SEM AVISO PRÉVIO, ficando sob responsabilidade dos usuários eventuais prejuízos acadêmicos-científicos. Esse prazo pode ser reduzido em caso de elevada demanda de uso do equipamento, também SEM AVISO PRÉVIO.
IMPORTANTE: É imprescindível que, ao término dos trabalhos, o usuário deixe o líquido refrigerante no nível indicado para o funcionamento do equipamento. Será de responsabilidade do usuário a conferência do nível do líquido refrigerante antes do início dos trabalhos, bem como a sua regulação, inclusive com foto, e a informação ao responsável pelo equipamento, em caso de nível baixo, comprometendo o uso do equipamento.
CONSUMÍVEIS QUE O USUÁRIO DEVE PROVIDENCIAR (se necessário):
Vials, tampas.
Cassete.
Capilar.
Líquido refrigerante.
RESPONSABILIDADES
Deixar o equipamento do jeito que encontrou.
Ao término do uso, retirar os seus vials e o cartucho
Se trocar o detector, favor voltar o anterior
Se vazar o coolant, favor repor. Usar a seringa e devolver a seringa no mesmo lugar que achou.
Deixar 2 vials cheios de água deionizada nas posições a1 e a1 para mergulhar o eletrodo na posição home.
Antes de desligar o equipamento, colocar em posição home.
Muito cuidado com a fibra óptica do detector.
Se usar qualquer material das caixas, retorne-o à caixa.
Se cair tampinhas no aparelho, favor retirá-las, se possível.
Desligar o equipamento em caso de oscilação de energia.
Para mais detalhes, por favor, consulte o responsável pelo EMU.