O Cromatógrafo Gasoso (GC) Perkin Elmer Clarus 600, equipado com Detector por Ionização de Chama (FID), é uma ferramenta analítica robusta para pesquisas acadêmicas focadas na separação e quantificação de compostos orgânicos voláteis e semivoláteis. Sua tecnologia de forno rápido e controle preciso de temperatura garantem a separação eficiente de misturas complexas, enquanto o FID oferece alta sensibilidade e ampla faixa dinâmica linear.
Em ambientes de pesquisa, o Clarus 600 é essencial para estudos em diversas áreas, incluindo química ambiental (monitoramento de poluentes atmosféricos e aquáticos), análise de produtos naturais e sintéticos, pesquisa petroquímica, ciência de alimentos (determinação de componentes de aroma e de pureza) e toxicologia. Sua confiabilidade e capacidade de automação permitem o processamento de um grande número de amostras, otimizando o fluxo de trabalho e contribuindo significativamente para a geração de dados precisos e replicáveis em investigações científicas.
Marca: Perkin Elmer
Modelo: Clarus 600
Número de série:
Número de patrimônio: 97628
Ano de aquisição/instalação: 2010/2013
Cadastro do equipamento na PNIPE:
Fonte do recurso de aquisição: REUNI
Responsável: Prof. Dr. Norberto Sanches Gonçalves (norberto.sanches@unifesp.br)
EMU vinculado ao LabMU: NIPE
Localização do EMU: Laboratório Multiusuário 2° Andar - Prédio didático - Unidade José de Filippi (UJF).
Os usuários deverão verificar a disponibilidade e agendar o equipamento no site: https://agenda.unifesp.br/dia/view-schedule.php?sid=18. É necessário aguardar a liberação do agendamento pelo responsável técnico (e/ou pelo docente responsável) do equipamento.
O agendamento somente poderá ser realizado com o “usuário” e a “senha” da Intranet. Para pesquisadores externos à UNIFESP, entre em contato com o docente responsável pelo equipamento para eventual liberação de uso e acesso.(Esse procedimento será igual para todos os equipamentos).
A utilização do equipamento será permitida apenas a docentes e alunos de pós-graduação da UNIFESP, após treinamento adequado. Alunos de Iniciação Científica poderão utilizar o equipamento apenas se estiverem acompanhados do docente ou do pós-graduando responsável.
Usuários avançados (já habilitados) poderão realizar seus experimentos após treinamento pré-agendado com o técnico ou docente responsável pelo equipamento.
Após o treinamento, o usuário avançado poderá agendar o dia e o horário para a realização de suas análises.
O usuário fará o cadastro da amostra, identificando sua composição química e as condições da análise no campo “DESCRIÇÃO”, por meio de um sistema eletrônico de agendamento. Se a amostra estiver dissolvida ou diluída em algum solvente, indique o nome do solvente.
Independente da demanda do pesquisador, o equipamento somente poderá ser utilizado por no máximo 02 dias/semana (quatro turnos) pelo mesmo pesquisador/responsável, se houver disponibilidade na agenda. Após esse período, se houver amostras não analisadas, novos agendamentos deverão ser solicitados para datas subsequentes. Casos emergenciais poderão ser verificados, excepcionalmente, mediante solicitação ao técnico ou docente responsável pelo equipamento.
Verificar previamente qual a coluna apropriada para a análise da amostra. Casoseja necessário trocar a coluna, apenas o técnico poderá realizar a troca. Se for utilizar uma coluna própria, avisar previamente o técnico/docente responsável pelo equipamento.
Verificar a temperatura de operação da coluna, sem ultrapassá-la.
Verificar as pressões dos gases nos manômetros do equipamento, sem ultrapassar os valores recomendados.
Caso alguma peça do equipamento seja danificada devido ao mau uso, o usuário deverá arcar com as despesas de compra e de eventual visita técnica.
Os usuários que utilizam o equipamento com frequência serão chamados a contribuir com a reposição dos gases utilizados nas análises.
Os resultados das análises serão enviados ao pesquisador por e-mail. Fica terminantemente proibida a utilização de pendrives no computador de aquisição, apenas os técnicos ou responsáveis poderão fazê-lo.
As análises ficarão armazenadas no computador do equipamento em pasta específica por até 1 ano da data de sua coleta, após esse período a pasta poderá ser eliminada a qualquer momento, ficando sob responsabilidade dos usuários eventuais prejuízos acadêmicos-científicos.
CONSUMÍVEIS QUE O USUÁRIO DEVE PROVIDENCIAR (se necessário):
Seringa apropriada para injeção da amostra.
Solventes para a diluição das amostras.
RESPONSABILIDADES
Os usuários não devem efetuar o agendamento sem ler as regras de uso do equipamento.
Se o usuário for um pós-graduando, o docente-orientador responderá pela conduta do discente durante a realização da análise.
Os usuários externos deverão preencher um termo de responsabilidade disponível no site.
Os usuários externos deverão ser auxiliados por um técnico ou pelo docente responsável durante a análise.
Caso o usuário perceba alguma alteração no equipamento durante a análise, deverá notificar o responsável imediatamente.
Os usuários poderão ser convocados para participar de projetos de manutenção do equipamento, bem como de rateios para reposição de peças e insumos.
Quando solicitado, os usuários deverão encaminhar os dados dos trabalhos produzidos com o auxílio do CG-FID para a preparação de relatórios e outros documentos.
O descumprimento de qualquer regra associada ao equipamento poderá, a critério do responsável e da CaPGPq, resultar na suspensão do usuário.
O agendamento da análise implica total concordância com as regras e responsabilidades acima estabelecidas.
Para mais detalhes, por favor, consulte o responsável pelo EMU.