A Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC), com a disponibilidade de diferentes sistemas de detecção, é uma técnica analítica poderosa para diversas aplicações, permitindo a separação, identificação e quantificação de componentes em misturas complexas. A escolha do detector é crucial para otimizar a análise. Detectores de Arranjo de Diodos (PDA), por exemplo, oferecem a vantagem de coletar espectros de absorção UV-Vis completos em cada ponto de tempo, possibilitando a identificação de compostos e a verificação da pureza cromatográfica. Já os detectores de fluorescência (RF) são altamente seletivos e sensíveis, ideais para analisar compostos que emitem fluorescência naturalmente ou após derivatização, sendo amplamente empregados em farmacologia, ciências forenses e análise ambiental devido à sua excelente relação sinal-ruído.
Marca: Shimadzu
Modelo: LC-20AT
Número de série: L20114710482
Número de patrimônio: 097320
Ano de aquisição/instalação: 2012
Cadastro do equipamento na PNIPE:
Fonte do recurso de aquisição: FINEP
Responsáveis: Prof. Dr. Diogo de Oliveira Silva (dosilva@unifesp.br) Profa. Dra. Lívia Soman de Medeiros (livia.soman@unifesp.br)
EMU vinculado ao LabMU: NIPE
Localização do EMU: Laboratório Multiusuário 2° Andar - Prédio didático - Unidade José de Filippi (UJF).
Os usuários deverão verificar a disponibilidade e agendar o equipamento no site: https://agenda.unifesp.br/dia/view-schedule.php?sid=18. É necessário aguardar a liberação do agendamento pelo responsável técnico (e/ou pelo docente responsável) do equipamento.
O agendamento somente poderá ser realizado com o “usuário” e a “senha” da Intranet. Para pesquisadores externos à UNIFESP, entre em contato com o docente responsável pelo equipamento para eventual liberação de uso e acesso.
Todo e qualquer usuário habilitado deverá estar vinculado a um responsável, que deverá ser do quadro de docentes da UNIFESP, quando o usuário não for o próprio docente.
Usuários avançados (com treinamento ou experiência prévios) serão considerados habilitados e poderão realizar seus experimentos após familiarização com as regras, por meio de treinamento com o docente responsável pelo equipamento.
Após o treinamento, o usuário será considerado habilitado e poderá agendar o dia e o horário para a realização de suas análises. Independentemente da demanda do pesquisador, a reserva do equipamento não poderá exceder 02 dias/semana e poderá ser feita pelo mesmo pesquisador/responsável pelo usuário por um período máximo de 48 horas consecutivas. Após esse período, se houver amostras não analisadas, novos agendamentos deverão ser solicitados para datas posteriores. Casos emergenciais e períodos de ociosidade do equipamento poderão ser tratados com excepcionalidade, mediante avaliação e autorização dos responsáveis.
Os cancelamentos e alterações de reservas deverão ser realizados com a maior antecedência possível, a fim de disponibilizar o equipamento a outros usuários interessados no período.
Os dados adquiridos ficarão armazenados no disco rígido do computador que controla o equipamento e na pasta específica do responsável, selecionada pelo usuário. As capacidades de armazenamento serão verificadas periodicamente e, sempre que necessário, os usuários serão informados de que os arquivos serão apagados com 7 dias de antecedência. *Os usuários são completamente responsáveis por efetuar cópias de segurança (backup) dos seus arquivos.
Após período de análise, as amostras deverão ser imediatamente retiradas do compartimento de injeção de amostras. As amostras deixadas no equipamento serão retiradas e poderão ser descartadas a partir de 15 dias após a realização da análise.
Após a utilização por cada usuário, o equipamento deverá ser deixado em condições adequadas de uso:
Os canais de fase móvel do sistema cromatográfico deverão ser purgadas e “lavadas” com 100% água ultrapura (tipo 1) e sequencialmente purgadas e lavadas com metanol ou acetonitrila (100%).
Todos os solventes devem ser de grau HPLC.
CONSUMÍVEIS QUE O USUÁRIO DEVE PROVIDENCIAR:
Solventes de fase móvel e aditivos.
Frascos de fase móvel com fechamento compatível com o padrão utilizado no instrumento.
Frasco de amostragem (vials de vidro, com tampa e septo PTFE, placas de 96 poços) compatível com o amostrador automático.
Componente de separação cromatográfica (pré-coluna e coluna).
RESPONSABILIDADES
Os usuários não devem efetuar o agendamento sem ler as regras de uso do equipamento.
O docente responsável pelo usuário responderá por sua conduta na utilização dos instrumentos.
Os usuários externos deverão preencher um termo de responsabilidade disponibilizado no site e ser acompanhados por um técnico ou pelo docente responsável durante os ensaios.
Caso o usuário perceba alguma alteração no equipamento durante as análises, deverá notificar o responsável imediatamente.
Os usuários poderão ser convocados para participar de projetos de manutenção do equipamento, bem como de rateios para reposição de peças e insumos.
Quando solicitado, os usuários deverão encaminhar os dados dos trabalhos produzidos com o auxílio do HPLC-3 UJF para a preparação de relatórios e outros documentos.
O descumprimento de qualquer regra associada ao equipamento poderá, a critério do responsável e da CaPGPq, resultar na suspensão do usuário.
O agendamento de análises implica em total concordância com as regras e responsabilidades acima estabelecidas
Para mais detalhes, por favor, consulte o responsável pelo EMU.