O Espectrômetro de Absorção Atômica com Atomização em Forno de Grafite (GF-AAS) Agilent GTA120 é uma técnica de ponta para pesquisas acadêmicas que exigem a determinação de concentrações ultratraço de elementos metálicos. Diferentemente do AAS por chama, o forno de grafite atomiza a amostra eletrotermicamente, permitindo a análise de volumes mínimos de amostra (microlitros) e alcançando limites de detecção na faixa de ppb a ppt.
Sua correção de fundo por efeito Zeeman e a otimização de parâmetros, como temperatura de pirólise e de atomização, além do uso de modificadores de matriz, garantem a precisão e a minimização de interferências. Em pesquisas, o GTA120 é empregado em estudos ambientais (metais pesados em água e sedimentos), biológicos (análise de amostras clínicas), geológicos (elementos-traço em rochas e solos) e em ciência de materiais, onde a alta sensibilidade e a capacidade de lidar com matrizes complexas são cruciais para investigações aprofundadas.
Marca: Agilent
Modelo: GTA120
Número de série:
Número de patrimônio: 97692
Ano de aquisição/instalação: 2009/2012
Cadastro do equipamento na PNIPE: https://pnipe.mcti.gov.br/equipment/368
Fonte do recurso de aquisição: FINEP
Responsável: Prof. Dr. Angerson Nogueira do Nascimento (angerson.nogueira@unifesp.br)
EMU vinculado ao LabMU: NIPE
Localização do EMU: Laboratório 3 - Bloco de Pesquisas - Unidade José de Filippi (UJF).
Os usuários deverão verificar a disponibilidade e agendar o equipamento no site: https://agenda.unifesp.br/dia/view-schedule.php?sid=18. É necessário aguardar a liberação do agendamento pelo responsável técnico (e/ou pelo docente responsável) do equipamento.
O agendamento somente poderá ser realizado com o “usuário” e a “senha” da Intranet. Para pesquisadores externos à UNIFESP, entre em contato com o docente responsável pelo equipamento para eventual liberação de uso e acesso.
Usuários avançados (já habilitados) poderão realizar seus experimentos após treinamento pré-agendado com o técnico ou docente responsável pelo equipamento.
Após o treinamento, o usuário avançado poderá agendar o dia e o horário para a realização de suas análises.
O usuário deverá conhecer e respeitar o regimento do Laboratório e suas regras de funcionamento, assim como seguir as orientações fornecidas pelo(s) técnico(s) responsável(is) pelo(s) equipamento(s); é de responsabilidade do usuário:
Zelar pelo bom funcionamento do Laboratório e seus equipamentos;
Relatar ao(s) técnico(s) responsável(eis) pelo(s) equipamento(s) qualquer problema ou anormalidade;
Fornecer, de forma precisa, todas as informações solicitadas previamente à utilização do(s) equipamento(s);
Adquirir todos os materiais de consumo necessários aos experimentos a serem realizados, conforme as especificações fornecidas;
Fazer o registro no livro de utilização ou formulário disponibilizado, do período de utilização do equipamento, bem como qualquer anormalidade ou problema encontrado;
Deixar a Facility e suas instalações nas mesmas condições em que as encontrou ao iniciar suas atividades.
Caso haja dano ao(s) equipamento(s) causado(s) por imprudência ou mau uso, do próprio usuário, o mesmo, ou seu orientador/responsável (no caso de estudante de pós-graduação ou pós-doutor) deverá arcar com as despesas de reparo.
Ao utilizar os equipamentos, o usuário ou seu orientador compromete-se a contribuir para a manutenção da infraestrutura física e instrumental. Tal contribuição poderá ser efetivada por meio de apoio formal aos projetos submetidos à obtenção de recursos financeiros, pelo pagamento de peças, serviços ou materiais de consumo necessários ao funcionamento do laboratório, ou pelo pagamento por análise ou por hora de utilização do equipamento.
Os dados armazenados em pasta específica ficarão no computador do equipamento por até 1 ano a partir da data de sua coleta; após esse período, a pasta poderá ser eliminada a qualquer momento, ficando sob responsabilidade dos usuários eventuais prejuízos acadêmico-científicos.
O usuário fará o cadastro da amostra, identificando sua composição química e as condições da análise no campo “DESCRIÇÃO”, por meio de um sistema eletrônico de agendamento.
Independentemente da demanda do pesquisador, o equipamento somente poderá ser utilizado, no máximo, por 02 dias/semana (quatro turnos) pelo mesmo pesquisador/responsável. Após esse período, se houver amostras não analisadas, novos agendamentos deverão ser solicitados para datas subsequentes. Casos emergenciais poderão, excepcionalmente, ser verificados pelos responsáveis.
Fica terminantemente proibida a coleta de dados a partir do computador que comanda o equipamento. Apenas dispositivos de armazenamento de dados (pen drive ou similares) completamente “vazios” poderão ser utilizados para a retirada dos dados.
Amostras deixadas no Laboratório pelo pesquisador/responsável poderão ser descartadas a partir de 10 dias após a realização dos experimentos.
CONSUMÍVEIS QUE O USUÁRIO DEVE PROVIDENCIAR (se necessário):
O técnico ou responsável pelo equipamento enviará uma lista de consumíveis a serem entregues antes da análise.
RESPONSABILIDADES
✓ Os usuários não devem efetuar o agendamento sem ler as regras de uso do equipamento.
✓ Se o usuário avançado for um pós-graduando, o docente-orientador responderá pela conduta do discente durante a realização da medida.
✓ Os usuários externos deverão preencher um termo de responsabilidade disponível no site.
✓ Os usuários externos deverão ser auxiliados por um técnico ou pelo docente responsável durante a medida.
✓ Caso o usuário perceba alguma alteração no equipamento durante a medida, deverá notificar o responsável imediatamente.
✓ Os usuários poderão ser convocados para participar de projetos de manutenção do equipamento, bem como de rateios para reposição de peças e insumos.
✓ Quando solicitado, os usuários deverão encaminhar os dados dos trabalhos produzidos com o auxílio do GFAAS para a preparação de relatórios e outros documentos.
✓ O descumprimento de qualquer regra associada ao equipamento poderá, a critério do responsável e da CaPGPq, resultar na suspensão do usuário.
✓ O agendamento da medida implica total concordância com as regras e responsabilidades acima estabelecidas.
✓ Os usuários que desrespeitarem as regras e orientações recebidas poderão ter seu acesso cancelado pelo responsável pelo equipamento. Este fato também deverá ser comunicado e avaliado pela CaPGPq do campus Diadema.
Informações Adicionais
O equipamento requer que o usuário tenha:
(1) tubo de grafite;
(2) cilindro de argônio;
(3) copos para o autoamostrador;
(4) amostras já digeridas;
(5) modificador químico, caso seja necessário
Para mais detalhes, por favor, consulte o responsável pelo EMU.