O Espectrômetro de Massas MALDI-TOF (Dessorção/Ionização a Laser Assistida por Matriz – Tempo de Voo) Bruker Autoflex maX é uma poderosa ferramenta analítica para pesquisas acadêmicas, especialmente em proteômica, metabolômica, análise de polímeros e microbiologia. Sua capacidade de ionização "suave" minimiza a fragmentação de moléculas grandes e complexas, preservando sua integridade estrutural, o que é crucial para a caracterização de biomoléculas.
Em pesquisa, o autoflex maX permite a identificação rápida e precisa de proteínas, peptídeos, metabólitos e micro-organismos, com alta sensibilidade e alta velocidade. É amplamente empregado na descoberta de biomarcadores, estudos de modificações pós-traducionais, análise de amostras clínicas e ambientais, e na caracterização de novos materiais. A robustez do sistema e a capacidade de analisar uma vasta gama de amostras o tornam indispensável para investigações científicas de ponta que exigem dados de massa molecular precisos e de alta qualidade.
Marca: Bruker
Modelo: autoflex maX
Número de série: 264420.00472
Número de patrimônio: 150665
Ano de aquisição/instalação: 2013
Cadastro do equipamento na PNIPE: https://pnipe.mcti.gov.br/equipment/32390
Fonte do recurso de aquisição: FINEP
Responsáveis: Profa. Dra. Suzan Pantaroto de Vasconcelos (suzan.pantaroto@unifesp.br), Profa. Dra. Renata Castiglioni Pascon (renata.pascon@unifesp.br) e Prof. Dr. Júlio Cézar Franco de Oliveira (julio.cezar@unifesp.br) e Prof. Dr. Rodrigo Cayô da Silva (rodrigo.silva@unifesp.br)
EMU vinculado ao LabMU: Laboratório de Proteômica
Localização do EMU: 4º andar - Prédio de Pesquisas - Unidade José Alencar (UJA).
Os usuários deverão verificar a disponibilidade e agendar o equipamento no site: https://agenda.unifesp.br/dia/view-schedule.php?sid=18. É necessário aguardar a liberação do agendamento pelo responsável técnico (e/ou pelo docente responsável) do equipamento.
O agendamento apenas poderá ser realizado com o “usuário” e a “senha” da Intranet. Para pesquisadores externos à UNIFESP, entre em contato com o docente responsável pelo equipamento para eventual liberação de uso e acesso.
Todo o material utilizado, bancadas e equipamentos deverão, ao final dos experimentos, ser devidamente limpos e organizados e/ou guardados em seus locais de origem;
Todo o material danificado deverá ser comunicado imediatamente aos responsáveis pela plataforma;
Todo o material de consumo deverá ser providenciado pelo usuário;
O descarte de resíduos deverá ocorrer de acordo com a origem do material:
Biológicos: Deverão ser exclusivamente descartados nas lixeiras específicas contendo saco branco;
Perfurocortantes: Deverão ser acondicionados em caixas de material resistente à perfuração e embalados em saco branco;
Químicos: Deverão ser acondicionados em frascos identificados e levados ao laboratório de origem;
É expressamente PROIBIDO o descarte de reagentes químicos na pia;
TODAS as atividades e ocorrências deverão ser anotadas nos cadernos de registro do MALDI-TOF-TOF.
O uso do computador dedicado ao equipamento é EXCLUSIVO para as análises a serem efetuadas; é PROIBIDO o uso dos computadores ligados aos equipamentos para acesso à internet e para o uso de pen-drives para fins pessoais; só poderão ser utilizados pen-drives na embalagem, que deverão ser entregues ao técnico para o resgate dos dados.
CONSUMÍVEIS QUE O USUÁRIO DEVE PROVIDENCIAR (se necessário):
Material de consumo, reagentes, luvas sem talco (obrigatoriamente) e ponteiras
Matriz
Placas de MALDI. OBS: as placas disponíveis no NUGEP poderão ser utilizadas exclusivamente nas dependências do laboratório. As solicitações serão avaliadas caso a caso.
RESPONSABILIDADES
Os usuários não devem efetuar o agendamento sem ler as regras de uso do equipamento.
Se o usuário for aluno de graduação ou pós-graduando, o docente-orientador responderá pela conduta do discente durante a realização da análise. O mesmo vale para pós-doutores e seus respectivos supervisores.
Os usuários externos deverão preencher um termo de responsabilidade disponível no site.
Os usuários externos deverão ser auxiliados por um técnico ou pelo docente responsável durante a medida.
Caso o usuário perceba alguma alteração no equipamento durante a medida, deverá notificar o responsável imediatamente.
Os usuários poderão ser convocados para participar de projetos de manutenção do equipamento, bem como de rateios para reposição de peças e insumos.
Quando solicitado, os usuários deverão encaminhar os dados de trabalhos produzidos com o auxílio do MALDI-TOF para preparação de relatórios e outros documentos.
O descumprimento de qualquer regra associada ao equipamento poderá, a critério do responsável e da CaPGPq, resultar na suspensão do usuário.
O agendamento da medida implica total concordância com as regras e responsabilidades acima estabelecidas.
Para mais detalhes, por favor, consulte o responsável pelo EMU.