O microscópio Raman confocal Renishaw inVia é uma ferramenta analítica de ponta, projetada especificamente para pesquisas acadêmicas que exigem a caracterização molecular não destrutiva de materiais. Ele combina um microscópio de pesquisa com um espectrômetro Raman de alto desempenho, proporcionando alta passagem de sinal, resolução espectral superior e estabilidade, resultando em dados confiáveis mesmo nas medições mais desafiadoras.
Em ambientes de pesquisa, o inVia é essencial para identificar e mapear a distribuição de compostos em nível microscópico, mesmo em traços mínimos de material. Sua capacidade de resolver características espectrais mais estreitas que 0,5 cm⁻¹ e monitorar pequenas mudanças na posição da banda Raman (até 0,02 cm⁻¹) a torna ideal para estudos em ciência de materiais, biologia, geologia, e farmacêutica. É uma ferramenta indispensável para compreender a composição e estrutura molecular de amostras complexas, impulsionando descobertas científicas.
Marca: Renishaw
Modelo: inVia
Número de série: 010K83
Número de patrimônio: 151377
Ano de aquisição/instalação: 2013
Cadastro do equipamento na PNIPE: https://pnipe.mcti.gov.br/equipment/9565
Fonte do recurso de aquisição: FINEP
Responsável: Prof. Dr. Norberto Sanches Gonçalves (norberto.sanches@unifesp.br)
EMU vinculado ao LabMU: NIPE
Localização do EMU: Laboratório Multiusuário 2° Andar - Prédio didático - Unidade José de Filippi (UJF).
Os usuários devem verificar a disponibilidade e realizar o agendamento no site:https://agenda.unifesp.br/dia/view-schedule.php?sid=18. É necessário aguardar a liberação do agendamento pelo responsável técnico e/ou pelo docente responsável.
O agendamento deve ser realizado com o “usuário” e a “senha” da Intranet. Pesquisadores externos à UNIFESP devem entrar em contato com o docente responsável para solicitar eventual liberação de uso e acesso.
Quantidade de Amostras: Cada usuário poderá solicitar a análise de até 10 amostras por mês. Quantidades superiores exigem aguardar o próximo período ou capacitação para operação independente. A data da análise dependerá da disponibilidade dos responsáveis técnicos/docentes.
Capacitação de Novos Usuários: Novos usuários deverão passar por treinamento para serem habilitados ao uso do equipamento. O treinamento será ofertado mediante solicitação aos técnicos/docentes responsáveis ou a docentes familiarizados com o equipamento.
Agendamento para utilização:
a) Independentemente da demanda do pesquisador, poderão ser solicitados até dois turnos por semana por orientador, p. ex., duas tardes, uma manhã e uma tarde ou duas manhãs. Após esse período, se houver amostras não analisadas, novos agendamentos deverão ser solicitados para datas posteriores. Excepcionalmente, será permitido um período maior, o qual deve ser solicitado aos responsáveis pelo equipamento, mediante justificativa.
b) O agendamento para uma semana será apenas na 6ª feira da semana anterior ou no dia útil anterior, caso caia em feriado ou emenda. Os responsáveis sempre terão a preferência de uso do equipamento.
c) O usuário fará o cadastro da amostra, identificando sua composição química e as condições da análise no campo “DESCRIÇÃO”, por meio de um sistema eletrônico de agendamento. O microscópio Raman conta com duas linhas de excitação (632,8 nm e 830 nm) e quatro objetivas (5X, 20X, 50X foco curto, 50X foco longo e 100X, esta última somente será disponibilizada em casos que justifiquem o seu uso).
d) Após a obtenção dos espectros, os mesmos poderão ser convertidos para o formato txt através do aplicativo próprio, e a transferência de arquivos será feita por email ou por acesso à nuvem. Pendrives não devem ser inseridos no computador de controle.
e) Amostras deixadas no Laboratório de Espectroscopia Vibracional pelo pesquisador/responsável poderão ser descartadas a partir de 30 dias da realização dos espectros.
f) Os espectros ficarão armazenadas no computador do microscópio em pasta específica por até 1 ano da data de sua coleta, após esse período a pasta poderá ser eliminada a qualquer momento, ficando sob responsabilidade dos usuários eventuais prejuízos acadêmicos-científicos. Não é garantido o backup dos arquivos.
g) Os usuários não devem entrar no Laboratório de Espectroscopia Vibracional com lanches e bebidas, estes deverão ser consumidos do lado de fora.
Usuários Elegíveis:
a) Alunos de IC da UNIFESP (Diadema e outros campi) podem usar o equipamento somente sob supervisão de usuário habilitado, até que recebam autorização formal dos responsáveis.
b) Alunos de pós-graduação, técnicos e docentes da UNIFESP (todos os campi).
c) Pesquisadores externos (outras universidades/institutos) devem consultar previamente os responsáveis para verificar a possibilidade de uso.
Todos os usuários devem registrar as análises em um caderno específico disponível no laboratório, incluindo quaisquer intercorrências. Problemas devem ser comunicados imediatamente aos responsáveis.
Horário de Utilização: O equipamento poderá ser utilizado das 9 h às 21 h, em períodos de duas horas cada. O uso ocorrerá preferencialmente em dias úteis. A princípio, não está prevista a utilização aos sábados, domingos, feriados ou recessos.
Responsabilidades do Usuário: Apesar de robusto, o equipamento contém partes delicadas, como o almofariz e o pistilo de ágata, a lâmpada de aquecimento e as janelas para haletos alcalinos. Devem ser manuseados com cuidado e higienizados com papel macio e solvente adequado após o uso. Danificações causadas por negligência deverão ser ressarcidas pelo orientador do usuário, incluindo, se necessário, os custos de visita técnica.
Qualquer dúvida deve ser encaminhada aos responsáveis pelo equipamento, que também decidirão sobre situações não previstas neste regulamento.
CONSUMÍVEIS QUE O USUÁRIO DEVE PROVIDENCIAR (se necessário):
Solvente para limpeza dos slides de vidro e stubs de metal (acetona ou isopropanol)
Papel toalha e lenços de papel macios.
Material para o recobrimento de amostras, se necessário.
RESPONSABILIDADES
Os usuários não devem efetuar o agendamento sem ler as regras de uso do equipamento.
Se o usuário for um pós-graduando, o docente-orientador responderá pela conduta do discente durante a realização da análise.
Os usuários externos deverão preencher um termo de responsabilidade disponível no site.
Os usuários externos deverão ser auxiliados por um técnico ou pelo docente responsável durante a análise.
Caso o usuário perceba alguma alteração no equipamento durante a análise, deverá notificar o responsável imediatamente.
Os usuários poderão ser convocados para participar de projetos de manutenção do equipamento, bem como de rateios para reposição de peças e insumos.
Quando solicitado, os usuários deverão encaminhar os dados de trabalhos produzidos com o auxílio do Microscópio Raman para preparação de relatórios e outros documentos.
O descumprimento de qualquer regra associada ao equipamento poderá, a critério do responsável e da CaPGPq, resultar na suspensão do usuário.
O agendamento da análise implica total concordância com as regras e responsabilidades acima estabelecidas.
Para mais detalhes, por favor, consulte o responsável pelo EMU.