O Zetasizer Advance Pro (Blue Label) da Malvern Panalytical é um instrumento versátil para pesquisa acadêmica, que utiliza Dispersão Dinâmica de Luz (DLS) para o tamanho de partículas (0,3 nm a 10 µm) e Dispersão Eletroforética de Luz (ELS) para o potencial zeta, indicando estabilidade e agregação. Sua óptica Non-Invasive Back Scatter (NIBS) apresenta alta sensibilidade em uma ampla gama de amostras, incluindo coloides e pigmentos.
Para estudos detalhados sobre o comportamento de materiais em função do pH, o Zetasizer Pro pode ser acoplado ao Titulador Automático MPT-3. Este acessório automatiza titulações de zeta e de tamanho versus pH, cruciais para determinar a estabilidade, a floculação e o ponto isoelétrico de substâncias. A automação, aliada ao software ZS Xplorer, otimiza a produtividade em laboratórios acadêmicos, assegurando precisão e reprodutibilidade em experimentos complexos.
Para mais informações, consulte:
Marca: Malvern Panalytical Ltd.
Modelo: Zetasizer Advance Pro (Blue Label) com Titulador Automático MPT-3
Número de série:
Número de patrimônio:
Ano de aquisição/instalação: 2024
Cadastro do equipamento na PNIPE:
Fonte do recurso de aquisição: FINEP (Projeto Finep – Foodtech – Termo de cooperação Finep n. 01.23.0774.00 - Ref. 2876/22)
Responsáveis: Profa. Dra. Fabiana Perrechil Bonsanto (fabiana.perrechil@unifesp.br) e Prof. Dr. Newton Andréo Filho (newton.andreo@unifesp.br)
EMU vinculado ao LabMU: Laboratório de Farmacotécnica e Cosmetologia
Localização do EMU: 2º andar - Prédio de Pesquisas - Unidade José Alencar (UJA).
Os usuários devem verificar a disponibilidade e realizar o agendamento no site:https://agenda.unifesp.br/dia/view-schedule.php?sid=18. É necessário aguardar a liberação do agendamento pelo responsável técnico e/ou pelo docente responsável.
O agendamento somente poderá ser realizado com o “usuário” e a “senha” da Intranet. Para pesquisadores externos à UNIFESP, entre em contato com o docente responsável pelo equipamento para eventual liberação de uso e acesso.
Capacitação de novos usuários: novos usuários deverão receber treinamento para se tornarem aptos a utilizar o equipamento. Para agendar o treinamento, os usuários deverão entrar em contato com o docente responsável.
Termo de responsabilidade: o docente responsável pelo equipamento irá disponibilizar um Termo de responsabilidade de uso, que deverá ser lido e assinado pelo usuário e pelo orientador.
Apenas após o treinamento e a assinatura do Termo de responsabilidade de uso, o usuário poderá agendar o dia e o horário para a realização de suas análises.
Independentemente da demanda do pesquisador, o equipamento somente poderá ser utilizado por, no máximo, 02 dias/semana (quatro turnos) pelo mesmo pesquisador/responsável. Após esse período, se houver amostras não analisadas, novos agendamentos deverão ser solicitados para datas posteriores. Casos emergenciais poderão, excepcionalmente, ser verificados pelos responsáveis.
Os usuários deverão registrar o uso em um caderno localizado ao lado do equipamento, anotando eventuais intercorrências. Qualquer problema deverá ser comunicado imediatamente ao docente responsável.
Eventuais dúvidas deverão ser indagadas ao responsável pelo equipamento, que também decidirá sobre os casos omissos.
CONSUMÍVEIS QUE O USUÁRIO DEVE PROVIDENCIAR (se necessário):
O usuário deverá levar cubeta para a medição do tamanho de partículas por DLS (cubeta de poliestireno com 12 mm – DTS0012) ou para a medição do potencial zeta (Célula capilar – DTS1070).
RESPONSABILIDADES
Os usuários não devem efetuar o agendamento sem ler as regras de uso do equipamento.
Se o usuário for discente de graduação (IC ou TCC) ou pós-graduando, o docente-orientador responderá pela conduta do discente durante a realização da medida.
Todos os usuários deverão preencher o termo de responsabilidade disponibilizado pelo docente responsável.
Caso o usuário perceba alguma alteração no equipamento durante a medida, deverá notificar o responsável imediatamente.
Os usuários poderão ser convocados para participar de projetos de manutenção do equipamento, bem como de rateios para reposição de peças e insumos.
Quando solicitado, os usuários deverão encaminhar os dados dos trabalhos produzidos com o auxílio do Zetasizer para a preparação de relatórios e outros documentos.
O descumprimento de qualquer regra associada ao equipamento poderá, a critério do responsável e da CaPGPq, resultar na suspensão do usuário.
O agendamento da medida implica total concordância com as regras e responsabilidades acima estabelecidas.
Para mais detalhes, por favor, consulte os responsáveis pelo EMU.