O difratômetro de raios X instalado no ICAQF permite a caracterização da estrutura cristalina de materiais cerâmicos, poliméricos, híbridos e metálicos. Permite também o acompanhamento da transformação de fases em função da temperatura e a análise de filmes finos, nano ou microestruturados. É possível realizar ensaios em atmosfera controlada, com a câmara de aquecimento e resfriamento, mas, para um mínimo de 10 amostras, é necessário. O uso da câmara de aquecimento deverá ser feito em intervalos de, no mínimo, 5 meses.
Marca: Bruker
Modelo: D8 Advance Da Vince
Número de série: 13/02-190
Número de patrimônio: 151.374
Ano de aquisição/instalação: 2013/2014
Cadastro do equipamento na PNIPE: https://pnipe.mcti.gov.br/equipment/740
Fonte do recurso de aquisição: FINEP
Responsáveis: Profa. Dra. Christiane de Arruda Rodrigues (christiane.arruda@unifesp.br) e Prof. Dr. Ricardo Alexandre Galdino da Silva (galdino.ricardo@unifesp.br)
EMU vinculado ao LabMU: Laboratório de Caracterização de Materiais (LaCaM)
Localização do EMU: Subsolo do Prédio de Pesquisa - Unidade José Alencar (UJA).
Os usuários deverão verificar a disponibilidade e agendar o equipamento no site: https://agenda.unifesp.br/dia/view-schedule.php?sid=18. É necessário aguardar a liberação do agendamento pelo responsável técnico (e/ou pelo docente responsável) do equipamento.
O agendamento somente poderá ser realizado com o “usuário” e a “senha” da Intranet. Para pesquisadores externos à UNIFESP, entre em contato com o docente responsável pelo equipamento para eventual liberação de uso e acesso.
Usuários avançados (já habilitados) poderão realizar seus experimentos após treinamento pré-agendado com o técnico ou docente responsável pelo equipamento.
Após o treinamento, o usuário avançado poderá agendar o dia e o horário para a realização de suas análises em horários alternativos.
O usuário fará o cadastro da amostra, identificando sua composição química e as condições da análise no campo “DESCRIÇÃO”, por meio de um sistema eletrônico de agendamento. O difratômetro de raios X instalado no ICAQF permite a caracterização da estrutura cristalina de materiais cerâmicos, poliméricos, híbridos e metálicos. Permite também o acompanhamento da transformação de fases em função da temperatura e a análise de filmes finos, nano ou microestruturados.
Para ensaios em atmosfera controlada e com a câmara de aquecimento, é requerido um mínimo de 10 amostras. O uso da câmara de aquecimento deverá ser feito em intervalos de, no mínimo, 5 meses.
Independentemente da demanda do pesquisador, o equipamento somente poderá ser utilizado por, no máximo, 02 dias/semana (quatro turnos) pelo mesmo pesquisador/responsável. Após esse período, se houver amostras não analisadas, novos agendamentos deverão ser solicitados para datas subsequentes. Casos emergenciais poderão, excepcionalmente, ser verificados pelos responsáveis.
O pesquisador deverá obter seus difratogramas por e-mail, utilizando o computador de apoio que fica na sala do DRX. Fica terminantemente proibida a coleta de dados a partir do computador que comanda o equipamento. Apenas dispositivos de armazenamento de dados (pen drive ou similares formatados) completamente “vazios” poderão ser utilizados para a retirada de dados em casos excepcionais.
Amostras deixadas no Laboratório de Caracterização de Materiais pelo pesquisador/responsável poderão ser descartadas a partir de 30 dias após a realização das medidas.
Os difratogramas ficarão armazenados no computador do DRX em pasta específica por até 1 ano a partir da data de sua coleta; após esse período, a pasta poderá ser eliminada a qualquer momento, ficando sob responsabilidade dos usuários eventuais prejuízos acadêmicos-científicos.
CONSUMÍVEIS QUE O USUÁRIO DEVE PROVIDENCIAR (se necessário):
I – Pinça metálica
II – Porta amostra, se necessário.
III - Álcool isopropílico
IV – Papel de seda para pesagem e pincel de limpeza, em caso de amostras em pó
V – Massa de modelar, em caso de amostras na forma de chapa metálica
RESPONSABILIDADES
Os usuários não devem efetuar o agendamento sem ler as regras de uso do equipamento.
Se o usuário avançado for um pós-graduando, o docente-orientador responderá pela conduta do discente durante a realização da medida.
Os usuários externos deverão preencher um termo de responsabilidade disponível no site.
Os usuários externos deverão ser auxiliados por um técnico ou pelo docente responsável durante a medida.
Caso o usuário perceba alguma alteração no equipamento durante a medida, deverá notificar o responsável imediatamente. Os usuários poderão ser convocados para participar de projetos de manutenção do equipamento, bem como de rateios para reposição de peças e insumos.
Quando solicitado, os usuários deverão encaminhar os dados dos trabalhos produzidos com o auxílio do DRX para a preparação de relatórios e outros documentos.
O descumprimento de qualquer regra associada ao equipamento poderá, a critério do responsável e da CaPGPq, resultar na suspensão do usuário.
O agendamento da medida implica total concordância com as regras e responsabilidades acima estabelecidas.
Para mais detalhes, por favor, consulte o responsável pelo EMU.