O Reômetro Rotacional Anton Paar MCR 92, disponível em nossa instituição, é um equipamento de alta precisão fundamental para pesquisas acadêmicas. Projetado para medições de torque mínimas (0,4 µNm), é ideal para investigar a estrutura e o comportamento reológico de amostras sensíveis, como fluidos complexos, polímeros e géis.
Este instrumento permite medições rotacionais e oscilatórias, sendo essencial para caracterizar viscosidade, viscoelasticidade e propriedades tixotrópicas. Sua modularidade avançada, que inclui ampla faixa de temperatura (-50 °C a +400 °C) e capacidades de alta pressão (até 150 bar). Geometrias disponíveis: placa de 25 mm (PP25), placa de 50 mm (PP50) e double gap de 42 mm (C-DG42). Além da integração com espectroscopia dielétrica, o torna versátil para diversas áreas da ciência e engenharia de materiais, como desenvolvimento de novos materiais, otimização de processos e controle de qualidade. É uma ferramenta valiosa para compreender a fundo as propriedades de fluxo de uma vasta gama de substâncias em ambiente de pesquisa.
Para mais detalhes sobre o equipamento, você pode consultar a página oficial da Anton Paar: Reômetro MCR 92.
Marca: Anton Paar
Modelo: MCR92
Número de série: 82952129
Número de patrimônio:
Ano de aquisição/instalação: 2019
Cadastro do equipamento na PNIPE:
Fonte do recurso de aquisição: Fapesp (Processo 2019/08975-7)
Responsáveis: Profa. Dra. Fabiana Perrechil Bonsanto (fabiana.perrechil@unifesp.br)
EMU vinculado ao LabMu: Laboratório de Biotecnologia e Produtos Naturais (BioNat)
Localização do EMU: 3º andar - Prédio de Pesquisas - Unidade José Alencar (UJA).
Os usuários devem verificar a disponibilidade e realizar o agendamento pelo site:https://agenda.unifesp.br/dia/view-schedule.php?sid=18. É necessário aguardar a liberação do agendamento pelo responsável técnico e/ou docente responsável.
O agendamento apenas poderá ser realizado usando o “usuário” e “senha” da Intranet. Para pesquisadores externos à UNIFESP, entre em contato com o docente responsável pelo equipamento para eventual liberação de uso e acesso.
Capacitação de novos usuários: novos usuários deverão receber treinamento para se tornarem aptos à utilização do equipamento. Para agendar o treinamento, os usuários deverão entrar em contato com o docente responsável.
Termo de responsabilidade: o docente responsável pelo equipamento irá disponibilizar um Termo de responsabilidade de uso que deverá ser lido e assinado pelo usuário e orientador.
Apenas após o treinamento e assinatura do Termo de responsabilidade de uso, o usuário poderá agendar o dia e o horário para realização de suas análises.
Independente da demanda do pesquisador, o equipamento somente poderá ser utilizado por no máximo 02 dias/semana (quatro turnos) pelo mesmo pesquisador/responsável. Após esse período, se existirem amostras não analisadas, novos agendamentos deverão ser solicitados para datas subsequentes. Casos emergenciais poderão ser verificados, excepcionalmente, pelos responsáveis.
Os usuários deverão registrar o uso em caderno localizado ao lado do equipamento, anotando eventuais intercorrências. Qualquer problema deverá ser imediatamente comunicado ao docente responsável.
Eventuais dúvidas deverão ser indagadas ao responsável pelo equipamento, que também decidirá sobre os casos omissos.
CONSUMÍVEIS QUE O USUÁRIO DEVE PROVIDENCIAR (se necessário):
RESPONSABILIDADES
Os usuários não devem efetuar o agendamento sem ler as regras de uso do equipamento.
Se o usuário for um discente de graduação (IC ou TCC) ou pós-graduando, o docente-orientador responderá pela conduta do discente durante a realização da medida.
Caso o usuário perceba alguma alteração no equipamento durante a medida, ele deverá notificar o responsável imediatamente.
Os usuários poderão ser convocados para participar de projetos de manutenção do equipamento, bem como de rateios para reposição de peças e insumos.
Quando solicitado, os usuários deverão encaminhar os dados de trabalhos produzidos com o auxílio do Reômetro para preparação de relatórios e outros documentos.
O descumprimento de qualquer regra associada com o equipamento poderá, a critério do responsável e da CaPGPq, gerar a suspensão do usuário.
O agendamento da medida implica em total concordância com as regras e responsabilidades acima estabelecidas.
Para maiores detalhes, por favor, consulte os responsáveis pelo EMU.